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Como comunicar uma mudança de marca? Confira!

Dicas de Marketing

Você já teve alguma experiência com o reposicionamento de marca das empresas no seu dia a dia? Não muito raro, algumas instituições realizam ajustes nela, otimizando sua imagem, mudando a abordagem e trabalhando, de forma diferente, a sua comunicação com os clientes.

O reposicionamento de marca, apesar de delicado, pode ser necessário e até estratégico para várias empresas. O segredo para uma transição de sucesso é saber como comunicar uma mudança de marca da melhor maneira possível, passando para o seu público as alterações realizadas e como essas novas abordagens refletem os diferenciais da sua empresa. Para saber mais sobre isso, continue a leitura!

O que é reposicionamento de marca?

O reposicionamento de marca é, basicamente, mudar a imagem que os consumidores veem a respeito da sua empresa. Essa mudança reflete diretamente na identidade da sua marca e exige a criação de um projeto de comunicação diferenciado com o seu público, apresentando o novo conceito para ele.

Para fazer um bom reposicionamento de marca, é preciso, antes de qualquer coisa, entender o seu público e as necessidades dele. Com essas informações, você consegue identificar quais são as melhores abordagens para o seu público e o que reforçará ainda mais seu diferencial competitivo.

Ao contrário do que muitos empresários pensam, o posicionamento de marca não precisa ser estático. É fundamental que ele acompanhe a proposta de valor do negócio que, por sua vez, pode mudar de acordo com as novas demandas do mercado e dos seus clientes.

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Como comunicar uma mudança de marca e realizar o rebranding?

Ter cuidado durante o processo de comunicação da mudança de marca é fundamental. Para isso, acompanhe algumas dicas para fazer uma transição tranquila.

Tenha métricas definidas

Toda mudança, por menor que seja, precisa ser mensurada. Por isso, ao realizar o rebranding da sua empresa, é preciso levantar quais são as métricas mais interessantes para o seu negócio e analisá-las após a mudança.

Essa avaliação vai ajudar a identificar quais foram os pontos de melhora ou piora com essa ação, permitindo que você otimize detalhes da comunicação durante os próximos meses.

Faça um planejamento a longo prazo

É importante entender a mudança de marca como uma transformação completa na empresa. O seu consumidor deve passar a identificar o seu negócio por meio dessa nova marca, por isso, é fundamental um planejamento a longo prazo para comunicação e reforço do novo visual.

Considere todas as formas de comunicação e crie estratégias que vão auxiliar na recordação do seu consumidor, que agora precisará associar sua empresa a uma nova marca.

Invista em comunicação

A comunicação é essencial para apresentar a sua mudança de marca para o público, seja os atuais clientes ou possíveis oportunidades de negócios.

Para os atuais clientes, é interessante a criação de materiais personalizados, como brindes, que reforcem os diferenciais da marca e ajudem a aumentar o reconhecimento dela para o seu negócio.

Não se esqueça de criar novas artes para trabalhar as redes sociais, site, lojas físicas e outros pontos de contato com os consumidores.

Atente-se para as melhores práticas

Existem vários detalhes que influenciam o sucesso de uma marca. O nome da empresa, as cores usadas, a tipografia escolhida e muito mais.

Por isso, para entender quais são as melhores opções para a sua empresa e a mensagem que você gostaria de passar, recomendamos conhecer o significado das cores no marketing para conseguir encontrar as combinações ideais para o seu negócio.

Saber como comunicar uma mudança de marca é importante para que toda a estratégia funcione da melhor forma possível. Por isso, ter cuidado com os pontos que levantamos ao longo deste artigo é crucial.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário.

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