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7 dicas de como fazer um plano de comunicação empresarial eficaz

Dicas de Marketing

Sua empresa pode simplesmente ser a melhor em um setor de atuação, mas se ninguém souber disso de nada adiantará. Para ter sucesso é preciso ter um bom planejamento das ações de sua empresa.

Seja para apresentar um novo produto, serviço, ou até mesmo sua marca, você precisa saber como passar essa informação para o seu público. Aí que entra o plano de comunicação.

Trata-se de um roteiro, ou organização das ações, que permite que certa informação ou mensagem seja entregue da melhor forma para o seu público. Com ele, os riscos de falhas na comunicação podem ser evitados.

Essa ferramenta é essencial para garantir que sua empresa envie uma informação de forma específica e clara, fazendo com que os resultados sejam mais positivos. Mesmo sendo altamente compensador ter um plano de comunicação em sua empresa, escrever um não é fácil e pode levar algum tempo.

Por isso, o objetivo deste artigo é mostrar para você como fazer um plano de comunicação sem erros. Para tanto, apresentamos 7 dicas primordiais de como proceder. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então não deixe de nos acompanhar até o fim!

Como fazer um plano de comunicação empresarial

1. Alinhamento

Ao iniciar a construção do seu plano de comunicação, certifique-se de que ele esteja alinhado com a estratégia que sua empresa segue. Não adianta ter um plano de comunicação que não supra suas necessidades e nem ande em paralelo com as ideias do seu negócio.

2. Definição de objetivos

Para que um bom plano de comunicação seja realmente eficiente para o seu negócio, é preciso ter seus objetivos bem definidos. Procure traçá-los em curto, médio e longo prazo. Divida também seus objetivos finais em metas menores, assim, poderá ver seus resultados mais claramente.

Você também pode definir seus objetivos através do método S.M.A.R.T., que significa: Específico, Mensurável, Atingível, Realista e Temporizável.

3. Escolha dos canais

Tendo em mente qual é seu público-alvo de maior potencial, é preciso escolher quais são os melhores canais de comunicação para chegar até ele de forma mais fluida e eficiente. Para isso, verifique se os meios de comunicação que você pretende usar realmente são utilizados por sua audiência e se são viáveis para o seu plano de comunicação.

4. Cronograma

Para garantir que seus objetivos sejam realmente alcançados, você precisa planejar cada etapa do seu plano de comunicação. Estabeleça um cronograma estratégico, para aplicar seu plano com mais eficiência.

5. Avaliação dos resultados

Depois de seguir todos esses passos e começar a aplicar seu plano de comunicação, é preciso mesurar os resultados. Em seguida, é essencial avaliá-los para que você saiba o que está trazendo bons resultados e o que precisa ser modificado. É importante salientar que essa avaliação deve ser feita constantemente, pois um plano de comunicação realmente eficiente precisa ser aprimorado de acordo com as demandas.

6. Observação da eficiência do plano

Mensurar e avaliar sempre que possível o seu plano de comunicação permitirá que você faça uma avaliação da eficiência dele. Com isso, você saberá se suas mensagens realmente estão chegando a seu público-alvo e se elas estão sendo acessadas.

7. Orçamento

Não menos importante que qualquer uma das outras dicas é a seguinte: tenha um orçamento pré-definido para iniciar os investimentos na adoção de um plano de comunicação para o seu negócio. O valor do investimento pode influenciar diretamente no retorno da aplicação dessa estratégia, além disso, os recursos disponibilizados para aplicação em qualquer tipo de estratégia devem ser realistas e condizentes com seus objetivos.

Agora que você já sabe como fazer um bom plano de comunicação em seu negócio já pode pôr a mão na massa e usufruir de seus benefícios.

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